Conheça alguns benefícios de ter pet em casa
Sabe aquela sensação de que em todo lar brasileiro existe um pet espalhando alegria e companheirismo?
Pois essa percepção está correta!
De acordo com o Censo Pet IPB (Instituto Pet Brasil), o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior.
Os gatos tiveram um destaque nesse crescimento: a população de pets felinos registrou maior crescimento no Brasil entre 2020 e 2021, 6% – acima do aumento dos cães, que ficou em 4%.
Contudo, os cães continuam sendo o melhor amigo do ser humano e estão liderando o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos.
O censo aponta ainda que as aves canoras vêm em segundo, com 41 milhões. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões, seguidos de perto pelos peixes (20,8 milhões). E depois vêm os pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).
5 benefícios de ter um animal de estimação
Para aqueles que ainda têm dúvida sobre ter um pet para chamar de seu, separamos cinco benefícios (dentre vários) que os bichinhos podem proporcionar à saúde humana.
1- Deixa o coração mais forte
A Associação Americana do Coração divulgou uma pesquisa que mostrou que ter um pet ajuda a afastar problemas cardiovasculares. Os motivos, de acordo com o estudo, seriam estes:
– Aumento na carga de atividade física;
– Melhora na reação do organismo ao estresse;
– Redução da pressão arterial;
– Diminuição nos níveis de colesterol e triglicérides;
– Maior chance de sobreviver a um ataque cardíaco.
2 – Companhia perfeita para idosos
Outra pesquisa, desta vez da revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences afirma que pessoas idosas que têm cachorros superam melhor a solidão.
Adotar, seja um cão ou um gato é, inclusive, uma atitude que muitos médicos recomendam a seus pacientes mais velhos.
3 – Ajuda a fortalecer a imunidade e previne alergias em crianças
Se você já ouviu dizer que crianças e pets não devem estar no mesmo espaço, esqueça essa teoria.
Estudos apontam que o convívio pode proteger os pequenos de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica.
A razão para isso ainda não está bem clara, mas acredita-se que a convivência com o animal fortalece as defesas do organismo da criança que aprendam a lidar com agentes externos como poeira e pelos.
4 – Colabora com a saúde mental
A ciência já demonstrou que, em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Isso faz com que ocorra a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.
Existe até uma abordagem terapêutica protagonizada pelos animais, a zooterapia. Cães, gatos, cavalos e outros bichos auxiliam no tratamento de uma série de doenças e ajudam pessoas com condições como autismo, Alzheimer, paralisia cerebral e até fazem visitas em alguns internos de hospitais.
5 – Ajuda a superar o luto
O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor do livro “Os cães sabem quando seus donos estão chegando”, estudou o afeto e o consolo que os animais podem dar ao homem. Ele descobriu que pessoas que têm cães conseguem superar melhor a perda de um ente querido.
Além de melhorar a autoestima de seus donos, os cães dão carinho e atenção, auxiliando na recuperação de quem vive o luto.