13 junho 2023 Pet

Clima frio: Veja como cuidar corretamente do seu pet

Com o inverno se aproximando e o clima frio aumentando, cuidar do seu pet de maneira adequada evita que ele adoeça.

Assim como os seres humanos, os animais possuem um organismo preparado para se adaptar às mudanças de estações.

Contudo, as alterações climáticas têm influenciado para dias de calor ou frio extremos, e seu animal de estimação pode precisar de mais atenção nesses períodos.

Pensando nisso, foram coletadas informações e dicas que podem fazer toda diferença para que você cuide corretamente do seu pet. 

Exames de rotina

Antes de mais nada, manter a carteira de vacinação em dia, bem como os exames de rotina, favorecem para que o tutor saiba como anda a saúde do seu animal e possa tratar doenças previamente existentes ou fortalecer o sistema imunológico do bichinho.

Sensação térmica

Os pets também sentem frio no inverno, mesmo aqueles mais peludos. Um sinal de alerta de que ele está com desconforto térmico (frio acima do normal) são tremores visíveis, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las. 

Mantenha o animal de estimação em um ambiente fechado e mais quente, de preferência com local adequado para que ele se aqueça e deixando disponível uma caminha ou coberta.

Alimentação correta

Se os humanos têm aquela sensação de mais fome no inverno e pensam que os animais também, é um grande engano.

Nutricionalmente eles não precisam de mudanças na alimentação, por isso, não é necessário aumentar a quantidade de alimento.

Hidrate ele

Mesmo que o clima esteja mais gelado, ofereça água em abundância para o pet. Espalhe bebedouros ou tigelas pela casa e inclua na dieta do pet alimentos úmidos como os tradicionais sachês, que garantem que eles tenham uma boa ingestão hídrica ao mesmo tempo nutricional, e deixam o alimento ainda mais atrativo.

Banhos

Reduza a quantidade de banhos que você habitualmente dá no seu animal de estimação. Com a diminuição de brincadeiras no quintal (já que ele deve passar mais tempo dormindo e se esquivando de situações geladas), é possível aumentar o espaço entre a visita ao banho e tosa e evitar que o animal tenha que passar pelo processo de estar molhado e recebendo um ar mais gelado.

Atenção especial aos pets idosos ou filhotes que podem exigir um pouco mais de cuidados nessa época. 

Proteja seus companheiros para que permaneçam saudáveis por muito mais tempo.

Compartihe com um amigo

Notícias Relacionadas