Painel principal ressaltou que veículos elétricos são pouco promissores enquanto todo cenário de criação e desuso não é estabelecido
A primeira edição do Uniso Experience de 2023 iniciou ontem, 17, com lotação máxima nos Short Talks e grande interação do público no painel principal.
Patrícia de Sene, da Cooperativa Rede Cata Vida, deu início aos Talks trazendo a grande pergunta sobre que atitudes diárias cada um na plateia tem para ser realmente sustentável, quando se trata de coleta seletiva. “Uma colherzinha de óleo dispensada incorretamente no esgoto já é o suficiente para contaminar”, ressaltou.
Profº Éric Barioni apontou índices preocupantes de contaminação no ar e de superfícies em decorrência do tabaco. “O uso do cigarro não é a única forma de disseminar as propriedades químicas e cancerígenas, pois desde de o plantio o tabaco deixa um rastro de prejuízos à saúde e ao meio ambiente”, alertou.
O terceiro talk foi conduzido pelo Professor Dr. Edson Abreu de Castro Grandisoli, do Movimento Circular, que explicou sobre o conceito de consumo linear e a importância de mudar o comportamento desde já. “Não é possível manter o consumo linear (produz, consome, descarta) porque o planeta não tem recursos infinitos para isso. O consumo circular vem para mostrar que podemos nos beneficiar do que já foi criado e quebrar esse ciclo”.
Finalizando a rodada de Short Talks,Tatiane Paixão, líder do Capitalismo Consciente em Sorocaba e Região, apresentou o conceito de que toda razão social pode e deve ser criada com um propósito muito maior do que apenas faturar. “Disseminamos a ideia do ganha-ganha. Empreendedor, consumidor e planeta precisam se beneficiar de tudo que vem do capitalismo, só assim cresceremos juntos e de maneira sustentável”, finalizou.
Painel principal permeou por vários benefícios da energia renovável, dando destaque para os carros elétricos
“Veículos elétricos são uma boa aposta, mas ainda estão longe da realidade. A frota híbrida deve continuar sendo a grande maioria pelos próximos anos”, ressaltou Wanderson Violardi, Gerente de Engenharia de Produtos da Clarios, durante o debate de alto nível entre os especialistas dessa primeira noite.
Dentre os questionamentos do público, o futuro de veículos elétricos e a promessa de serem a melhor opção para a redução de poluentes acabou ganhando destaque.
Isso porque os participantes foram enfáticos em mostrar que, apesar de já ser uma realidade entre a população, os fatores periféricos (onde carregar esse tipo de veículo, por exemplo), ainda não são viáveis do ponto de vista financeiro, bem como a fabricação do veículo (que é altamente poluente), e o descarte do veículo elétrico, pois usam baterias de lítio, muito perigosas a saúde e meio ambiente.
Luiz Henrique Terhorst, CEO da Carbon Free Brasil, complementou dizendo que não apenas uma mudança, como a fabricação do veículo, mas sim do sistema de consumo que vem sendo replicado há anos e que precisa estar pronto para, aí sim, ter uma grande mudança de comportamento para um cenário mais sustentável.
A plateia aproveitou o gancho para saber da Mirian Zacareli, Secretária de Planejamento e Desenvolvimento e Obras e Urbanismo de Votorantim, sobre quais ações a cidade têm tido diante da necessidade de diminuir a emissão de carbono. “Essa é uma preocupação e nós já estamos planejando mudanças no transporte coletivo, pois sabemos que a população pode ter mais qualidade por um preço justo e, assim, se locomover de transporte coletivo ao invés de colocar o próprio carro na rua”, contou.
Alcir Lisboa, Especialista em Eficiência Energética, contribuiu muito quando reforçou que não adiantam práticas inovadoras se as atuais não forem eficientes. “O transporte coletivo, por exemplo, pode utilizar placas solares para alimentar a iluminação interna, enquanto o nosso etanol (fabricação brasileira muito eficiente) deveria ser melhorado e usado como combustível limpo para veículo híbrido”.
Ainda sobre o sistema de energia solar, Juliano Garcia Campos, Gerente de Novos Negócios no Grupo VA Soluções Sustentáveis, assinalou que existem projeções promissoras para a criação e uso de baterias carregadas com energia solar.
Foto: Bruno Lopes